sábado, 29 de agosto de 2009

Uma banana p/o azar

Dizem que os italianos são a gente mais pessimista do mundo. Eu cresci e convivi no meio de italianos e, realmente estão sempre vendo o lado sombrio, sempre tendo maus pressentimentos. O "nono" costumava dizer que na região da Itália, onde nasceu, as pessoas passam a vida pensando na possibilidade, de catástrofes, secas, maldições, de resultados ruins. "Os gringos" vivem muito preocupados com esse medo do azar. Eu mesmo não estou tão liberto de minha herança italiana e, de vez em quando estou às voltas c/o medo da má sorte. OK, parece bobagem! Mas entre os torcedores de futebol esse espírito de pessimismo, de azar, é dominante. Os gremistas já estão prevendo um mau resultado no jogo deste domingo, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. "Vai perder de novo. Não é páreo p/ninguém quando joga fora do Estádio Olímpico". Entre os colorados não é diferente: o torcedor começa a ver fantasma em tudo que acontece no Beira-Rio. As lesões e as suspensões dos jogadores são obras da má sorte. É o mau pressentimento de que o time vai perder e desandar na tabela de classificação. Ora, vamos e venhamos! O futebol é um jogo e, portanto o azar e a sorte estão lado a lado, tudo pode acontecer. Mas ser otimista é mais saudável, então vamos acreditar que tudo vai ser ótimo p/a dupla Grenal no findisemana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário